• II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos da CFMB

    "Vai e Reconstrói a minha Igreja"

  • O Perdão de Assis

    Saiba mais sobre a indulgência da Porciúncula cedida pelo papa a todas as Igrejas Franciscanas.

  • Escolhidos o Hino e o Cartaz da CF-2016

    Em breve serão divulgados

sábado, 1 de agosto de 2015

2 de Agosto - A Igreja Celebra o Perdão de Assis




Assis (RV) – Nos dias 1º e 2 de agosto será celebrado em todas as paróquias do mundo e em todas as igrejas franciscanas o Perdão de Assis, ou, a Indulgência da Porciúncula. A origem desta graça está ligada à história da pequena Porciúncula, dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis, de São Francisco e de toda a Ordem Franciscana.
A visão
Este é o início da história, atestada pelo Diploma de Teobaldo (FF 3391 – 3399), que deu início a este evento celebrado no início de agosto. Prostrado com a visão mística, Francisco pediu a Jesus uma graça: "Senhor, peço que todos aqueles que, arrependidos e confessados, entrando nesta igrejinha, tenham o perdão de todos os seus pecados e a completa remissão das penas devidas às suas culpas".


“Na noite do ano do Senhor de 1216, Francisco estava mergulhado em oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula quando, improvisadamente, uma luz muito forte tomou conta do local e Francisco viu sobre o altar o Cristo revestido de luz e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundada por uma multidão de Anjos”.

Jesus respondeu a ele: "Grande é a graça que me pedes, ó Francisco; todavia, a concedo a ti, se minha Mãe me pedir". Francisco então pediu a mediação da Virgem Maria, a qual com sua súplica, seu Divino Filho concedeu a graça. Porém, quis que apresentasse ao seu Vigário, o Sumo Pontífice, para obter a sua confirmação.
Papa Honório III
Dito isto, cessou a visão e Francisco imediatamente foi ao Papa Honório III e ele, depois de várias dificuldades, lhe confirmou a graça, limitando-a, porém, a um dia somente, por todos os anos e fixando para esta o dia 2 de agosto, a começar das Vésperas da Vigília.
Indulgência estendida a todas igrejas franciscanas
Mais tarde, com a Bula do dia 4 de julho de 1622, o Papa Gregório XV estendeu esta grande indulgência a todas as Igrejas da Ordem Franciscana e prescreveu que, além da confissão, era necessária a comunhão e a oração pelo Sumo Pontífice. Em 12 de janeiro de 1678, o Papa Inocêncio XI declarou que a dita indulgência estava aplicada também às almas do Purgatório.
Toties quoties
Esta indulgência tornou-se célebre pela sua origem extraordinária e pela circunstância singularíssima que esta pode ser lucrada toties quoties, isto é, tantas vezes quanto se visita a igreja que goza de tal favor e nas quais se cumprem as prescrições requeridas, fato confirmado pela Santa Sé.
O Papa Pio X permitiu, para maior comodidade dos fiéis, que o Perdão de Assis poderia ser obtido também nas igrejas ou oratórios que, na aplicação do privilégio com o consenso do Bispo e que o Perdão de Assis pudesse ser transferido do dia 2 de agosto para o domingo seguinte.
O Papa Bento XV, em 16 de abril de 1921, estendeu esta indulgência do Perdão de Assis a todos os dias do ano, in perpetuo, mas somente na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis. Ainda hoje, em todas as Igrejas do mundo, a indulgência é aplicada neste dia.
Jubileu do Perdão
Particularmente solenes e participadas, como em todos os anos, serão as celebrações na Basílica Santa Maria dos Anjos, onde os Freis preparam-se para festejar, no próximo ano, um Grande Jubileu do Perdão no oitavo centenário (1216-2016) do pedido do Pobre de Assis na Porciúncula, em “feliz e providencial” concomitância com o Jubileu extraordinário da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.
Fonte: Rádio Vaticana

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A distinção entre os verdadeiros pregadores e os pseudoprofetas


Quinta-feira, 25 de junho: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que as pessoas sabem quando um pastor tem a coerência que lhe dá autoridade. Uma homilia focada na distinção entre os verdadeiros pregadores e os ‘pseudoprofetas’.
Refletindo sobre o Evangelho que a liturgia do dia propõe, retirado do capítulo 7 de S. Mateus, o Santo Padre afirmou que as pessoas sabem “quando um sacerdote, um bispo, um catequista, um cristão possui a coerência que lhe dá autoridade”. Existem três palavras-chave para discernir onde estão os verdadeiros profetas e os verdadeiros pregadores: ouvir, fazer e falar – afirmou o Papa Francisco:
“Esses falam, fazem, mas falta-lhes outra atitude, que é a base, que é o próprio fundamento do falar, do fazer: a eles falta o ouvir. Por isso, continua Jesus: “Aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática”: o binómio falar-fazer não é suficiente… engana-nos, tantas vezes. E Jesus muda e diz: o binómio é outro, ouvir e fazer, colocar em prática: ‘quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha”.
“Recordemos estas três palavras, são um sinal: fazer, ouvir e falar. Uma pessoa que fala e faz, somente, não é um verdadeiro profeta, não é um verdadeiro cristão, e no final tudo irá desabar: não está fundamentada na rocha do amor de Deus, não é firme como a rocha. Uma pessoa que sabe ouvir e depois de ouvir faz, com a força da palavra de outro, não da sua, esta pessoa permanece firme, não obstante seja humilde e não seja importante. Existem muitas dessas pessoas grandes na Igreja! Quantos bispos, sacerdotes e fiéis grandes que sabem ouvir e depois de ouvir agem!”
Fonte: Radio Vaticana

Marcha Franciscana 2015





Os Frades  da nossa província, através do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Benfeitores das Vocações Franciscanas promoverão a primeira Marcha Franciscana de Bacabal a Lago dos Rodrigues.

A Marcha acontecerá de 23 a 26 de julho, começando quinta-feira as 16:00h com a missa de envio na Igreja de São Francisco das Chagas de Bacabal, em seguida com orientações  e aquecimento físico, seguindo depois para os 76km de caminhada até a comunidade/igreja e santuário de São Francisco de Assis de Lago dos Rodrigues, o ponto de chegada, com  horário previsto para as 8:00h de Domingo dia do Senhor, encerrando com a santa missa.

Na carta enviada a todos os núcleos, Frei Francisco Azevedo explica que o objetivo é: "SEGUIR como PEREGRINOS e FORASTEIROS nas estradas da vida neste mundo, motivados pelo chamado de Deus, caminhar, rezar, conscientizar-se  a respeito da nossa vocação,  estabelecendo um relacionamento fraterno entre os peregrinos e os irmãos das comunidades acolhedoras e a natureza; celebrar a vida em suas diversas expressões e entoar um louvor de gratidão a Deus". 

A Peregrinação não quer ser em nenhum momento para dispersão, folia ou lazer; mas antes de tudo:  Celebração, Caminhada, Reflexão, Partilha, Meditação silenciosa;  Alegria, Sonho, Desafio, Bom propósito, Superação...

Para uma boa participação, é necessário que aquele que quer participar da Marcha Franciscana venha com a intenção de se ajustar aos objetivos e com espírito de peregrino e caminheiro. Portanto  o ‘Único Necessário’ será: “MEU DEUS E MEU TUDO”


II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos da CFMB





Aproximadamente 500 jovens se reuniram na Paróquia São Francisco de Assis em Anápolis - GO, no período de 09 a 12 de julho de 2015 no II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos da Conferência Nacional dos Frades Menores do Brasil. Este ano o encontro teve como tema: Jovens com Francisco seguindo Jesus Cristo e como lema: "Vai e reconstrói a minha Igreja".

Durante os 4 dias do encontro jovens de todos os cantos do Brasil se encontraram, refletiram, conheceram e experimentaram mais do carisma franciscano. Discutiram sobre as diversas realidades da juventude nas inúmeras cidades do país, tudo isso à luz de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Dentre os temas discutidos, podemos ressaltar o jovem que se compromete com Cristo, e a Juventude e sua missão como Igreja, além da responsabilidade da juventude com a natureza diante da Encíclica "Laudato Si". Discutiu-se também sobre a responsabilidade do jovem na defesa da vida, e como ser um evangelizador e usar com responsabilidade as mídias sociais.

O encontro ainda contou com momentos fortes de espiritualidade a partir de experiências de São Francisco, bem como com a Francis Night, adoração ao Santíssimo Sacramento com orações feitas pelo próprio Pai Seráfico e músicas que levaram a intensa reflexão, contando também com confissões. No Parque do Ipiranga, os jovens fizeram assumiram um compromisso para mudar o mundo.

Mas esse período não foi somente de oração, houve diversão, animação, partilha de experiências e foi coroado com uma Noite Cultural com apresentações diversas.

Ao final, aprovamos uma Carta Aberta (confira aqui), onde nos comprometemos a sermos uma “Igreja em saída”, vencendo o comodismo que nos emperra, e nos comprometendo na defesa da vida, na luta pela justiça, indo ao encontro de outros jovens e apresentando a eles os valores que constroem o sentido da vida.

Cada um dos jovens, retorna aos seus lares, às suas paróquias com um novo ar, com novas esperanças, com um sentimento de que a exemplo de São Francisco de Assis, podemos acreditar em um mundo novo, com novas possibilidades e sendo sinal da presença de Deus no meio dos jovens.

"A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis"

Carta Aberta do II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos da CFMB




Carta Aberta do II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos
da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB)

Nós, jovens das nove Entidades da Ordem dos Frades Menores do Brasil, estivemos reunidos entre os dias 09 e 12 de Julho de 2015, na Paróquia São Francisco de Assis, em Anápolis-GO, para o II Encontro Nacional de Jovens Franciscanos da Conferência dos Frades Menores do Brasil, promovido pelo Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão (SIFEM), o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e a Pastoral Educativa da Ordem dos Frades Menores. Este encontro teve como tema: “Jovens com Francisco seguindo Jesus Cristo” e o lema: “Vai e Reconstrói minha Igreja”. Éramos 450 participantes, entre jovens, frades e religiosas provenientes de todas as regiões do país.
Viemos cheios de expectativas: a vontade de fortalecer a fé, conhecer o novo, aprofundar a espiritualidade franciscana e encontrar luz para nossa caminhada. Foram dias de intensa convivência, vida de oração, partilha de experiências e momentos formativos.
Este encontro nos levou a refletir que a juventude comprometida com Cristo deve ter coragem para abraçar propostas positivas perante os grandes desafios da atualidade, tais como: o atual modelo econômico que gera exclusão, o extermínio de jovens, a cultura do descartável, a destruição da natureza e as injustiças sociais. Para isso é necessário nosso engajamento político na busca de transformação da sociedade. Devemos apresentar ao mundo o Cristo da Esperança, colocando-nos ao lado dos crucificados do nosso tempo.
Fomos convidados a nos tornarmos protagonistas e sujeitos da evangelização ao modo de Francisco e Clara, a partir da admiração por tudo de bom que Deus realiza em nossa história e da indignação por tudo que vai contra o Seu Projeto Criador. Como discípulos missionários (Documento de Aparecida), queremos anunciar ao mundo a Alegria do Evangelho, conscientes de que “a causa missionária é a primeira de todas as causas” (Evangelii Gaudium 15).
Como pedras vivas da Igreja, tomamos maior consciência da importância de sermos discípulos missionários em todos os lugares que frequentamos. Na qualidade de desbravadores do mundo digital, fruto do avanço da tecnologia, nos comprometemos a promover a evangelização deste novo ambiente, estimulados a praticar a Cultura do Encontro (Cf. Mensagem do Papa Francisco para o 48o Dia Mundial das Comunicações).
Tomamos consciência que a questão ambiental é acima de tudo um problema social, no qual os mais pobres são os mais atingidos. Percebemos que todos somos elementos integrantes da natureza, conforme afirma a Encíclica Laudato Sì. Neste documento, o Papa Francisco convida toda humanidade a repensar sua relação com a “casa comum”. Sendo assim, decidimos conhecer e aprofundar a Encíclica, buscando ações concretas em defesa do meio ambiente, do consumo responsável, denunciando “o luxo indecente e a pobreza crescente”.
Atendendo ao apelo do Papa Francisco, que nos convida para sermos uma “Igreja em saída”, queremos vencer o comodismo que nos emperra, e nos comprometermos na defesa da vida, na luta pela justiça, indo ao encontro de outros jovens e apresentando a eles os valores que constroem o sentido da vida.
Que o Espírito Santo de Deus nos anime a sermos verdadeiros reconstrutores da Igreja do Cristo, a exemplo de Francisco e Clara de Assis.

Anápolis, 12 de julho de 2015.

sábado, 4 de julho de 2015

Conic anuncia cartaz e hino vencedores do concurso da Campanha da Fraternidade 2016



logo_Conic_nova
O CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil) anunciou na segunda-feira (04) o resultado do concurso que escolheu a música-tema e o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016.

Adenor Leonardo Terra e José Antonio de Oliveira são os autores da música escolhida como o Hino da Campanha da Fraternidade 2016. “Eu sonho ver o pobre, o excluído / Sentar-se à mesa da fraternidade / Governo e povo trabalhando unidos / Na construção da nova sociedade”, diz um trecho da canção.

Anderson Augusto de Souza Pereira é o autor da do cartaz vencedor. O cartaz e o hino serão apresentados, em breve, pelo CONIC.

A Campanha

A Campanha de 2016 reunirá outras igrejas cristãs além da católica. Tal como nas três versões anteriores, a ação será coordenada pelo CONIC. Uma das maiores novidades para esta IV edição é que ela deverá transpor fronteiras nacionais, já que contará com a participação da Misereor - entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

O objetivo principal da iniciativa será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil.

“Casa comum, nossa responsabilidade” será o tema. O lema, por sua vez, baseia-se em Amós 5:24, que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Ambos, tema e lema, foram definidos em uma reunião realizada em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de novembro, reunindo membros da Comissão da Campanha e representantes da Misereor.

 Fonte:CONIC

sábado, 27 de junho de 2015

Papa: cresça a amizade entre hebreus e católicos pela paz


Nesta quinta-feira dia de 25 de junho o Papa Francisco recebeu no Vaticano 20 membros da B’nai B’rith International, uma organização hebraica que mantém contacto com a Santa Sé desde que foi promulgada a Declaração conciliar “Nostra aetate”, que – como disse o Santo Padre aos presentes – constituiu uma pedra fundamental no caminho de recíproco conhecimento e estima entre hebreus e católicos, tendo como base o grande património espiritual que, “graças a Deus, temos em comum” – sublinhou o Santo Padre.
O Papa Francisco referiu que são ainda muitos os países e regiões do mundo que vivem numa situação de conflito, em particular na Terra Santa e no Médio Oriente. Estes conflitos requerem um compromisso corajoso pela paz construído com paciência e persistência, com a participação de todos – observou o Santo Padre.
O Papa Francisco recordou os Papas João XXIII e João Paulo II:
“Em particular, eu gostaria de mencionar S. João XXIII e S. João Paulo II. O primeiro salvou muitos hebreus durante a Segunda Guerra Mundial, encontrou-os muitas vezes e quis fortemente um documento conciliar sobre este tema; do segundo estão sempre vivos na nossa memória alguns gestos históricos, tais como, a visita a Auschwitz e à Sinagoga de Roma”.
Na conclusão da sua alocução o Santo Padre expressou o seu desejo de continuar a caminhar na amizade com os hebreus.
Fonte: Radio Vaticana

Feijoada da JUFRA


Acontece neste domingo, 28 de junho de 2015, na Barraca do Bode em Floriano, a Primeira Feijoada da JUFRA - Juventude Franciscana.

O evento tem o objetivo de angariar fundos para o CORJUFRA - Congresso Regional da Juventude Franciscana do Ceará e Piauí.

A feijoada terá início às 10h da manhã e contará com a animação do DJ Leo. Os convites estão à venda no valor de R$10,00 com qualquer um dos membros da JUFRA  ou no local.

Show com Pe. Juarez de Castro da Rede Vida




                    No dia 05 de julho de 2015, domingo, o Padre Juarez de Castro vem à cidade Floriano - PI, para celebrarmos conosco o 118º aniversário da cidade, num show que promete movimentar toda a população católica local e vizinha!

                    O Pe. Juarez é mineiro da cidade de Lavras, ordenou-se padre em 9 de dezembro de 1995, depois de concluir seus estudos em Rio Negrinho - SC, Jaraguá do Sul - SC, Brusque - SC e Taubaté - SP. Pertence ao clero Arquidiocesano de São Paulo. Trabalhou no Santuário São Judas Tadeu em São Paulo e depois nomeado como Secretário-Geral do Vicariato da Comunicação na Arquidiocese de São Paulo.


                   Além de apresentar programas em rádios, o padre, é bastante conhecido por ser apresentador da Rede Vida de Televisão, com programas todos os dias da semana. Também é autor dos livros Nas Asas da Esperança - Ed. Alaúde, As Chaves da Perseverança - Ed. Leya / Lua de Papel e As Mais Belas Orações Para Falar com Deus - Ed. Leya / Lua de Papel.


                    Como cantor, já lançou seis álbuns: 
Deus Está Aqui 
O CD “Deus está aqui” traz músicas para orar e cantar como Médico dos Médicos, Noites Traiçoeiras, Aeróbica do Senhor. Logo após o lançamento foi indicado para o Grammy Latino como melhor álbum de musica cristã.

- Você é um Milagre
O CD “Você é um Milagre” com as canções Sou um Milagre, Cristo Amigo, Peso da Cruz, Tome Posse, entre outras interpretadas por Padre Juarez, dá continuidade no serviço de evangelizar pela canção.

- Nas Asas da Esperança
CD “Nas Asas da Esperança” com 20 Mensagens para você refletir e rezar; mais a música Senhora da Pele Morena dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

- Rezando o Terço com Padre Juarez
O Rosário sempre foi uma forma de contemplar os mistérios de Cristo na companhia de Nossa Senhora. Reze o terço com Padre Juarez oferecendo rosas a Maria, Mãe de Jesus.

- Luz Divina
Padre Juarez teve a autorização de Roberto Carlos para incluir no repertório a canção “Luz Divina” que dá nome ao seu recente CD.

- Abraço de Pai
O mais recente trabalho de padre Juarez.


                    Venha e participe com sua família desse grande momento de louvor a Deus!


Por: John Herbeth Marinho
Com informações do site http://padrejuarez.com.br/biografia

terça-feira, 23 de junho de 2015

Festejo de Nossa Senhora das Graças, Ibiapaba


                             Teve início no último dia 21, mais um festejo em honra a Nossa Senhora das Graças, no bairro Ibiapaba em Floriano - PI.
                          A festa da padroeira da cidade, iniciou com alvorada festiva, logo após celebração penitencial, confissões e café da manhã partilhado, culminando com o traslado da imagem de Nossa Senhora até a Capela de São Pio de Pietrelcina no bairro de Nossa Senhora da Guia, de onde, às 18h do mesmo dia, partiu uma grande carreata em direção à Ibiapaba, onde realizou-se a missa de abertura da festa.

                              Durante os doze dias de festa, haverá missa às 6h e às 19h30min, às 18h oração do terço e após às missas, o social com vendas de comidas típicas, artigos religiosos, doces, além de muitas brincadeiras para as crianças.



                          Com uma animada e atrativa programação, o festejo atrai muitos fiéis de várias partes de Floriano e cidades vizinhas, mantendo uma tradição trazida pelos frades missionários Italianos, de celebrar Nossa Senhora.

                             



   A festa será realizada no dia 02 de julho, quinta feira e feriado local, na quadra do Colégio Industrial São Francisco de Assis, logo após procissão pelas ruas do bairro, ao final da missa haverá a apresentação da Coroação de Nossa Senhora, lembrando Maria corada nos Céus!





                                  Traga sua família para participar dessa grande festa em homenagem à Mãe das Graças!


sábado, 20 de junho de 2015

CNBB emite nota sobre a Ideologia de Gênero na Educação no Brasil


No contexto dos debates e votações acerca dos Planos Municipais de Educação, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília (DF), entre 16 e 18 de junho, aprovou e divulgou nota a respeito da inclusão da ideologia de gênero nos textos em discussão. Para os bispos, a proposta de universalização do ensino e o esforço do Estado em estabelecer a inclusão social como eixo orientador da educação merecem "apoio e consideração". Por outro lado, "a introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias", diz a nota. Leia a nota na íntegra: 
  Nota da CNBB sobre a inclusão da ideologia de gênero nos Planos de Educação
“Homem e mulher ele os criou” (Gn 1,27)
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho, manifesta seu reconhecimento pelo importante trabalho de elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação em desenvolvimento em todos os estados e municípios brasileiros para o próximo decênio. A proposta de universalização do ensino e o esforço de estabelecer a inclusão social como eixo orientador da educação merecem nosso apoio e consideração ao apontar para a construção de uma sociedade onde todas as pessoas sejam respeitadas.
A tentativa de inclusão da ideologia de gênero nos Planos Estaduais e Municipais de Educação contraria o Plano Nacional de Educação, aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional, que rejeitou tal expressão. Pretender que a identidade sexual seja uma construção eminentemente cultural, com a consequente escolha pessoal, como propõe a ideologia de gênero, não é caminho para combater a discriminação das pessoas por causa de sua orientação sexual.
O pressuposto antropológico de uma visão integral do ser humano, fundamentada nos valores humanos e éticos, identidade histórica do povo brasileiro, é que deve nortear os Planos de Educação. A ideologia de gênero vai no caminho oposto e desconstrói o conceito de família, que tem seu fundamento na união estável entre homem e mulher.
 A introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias. O mais grave é que se quer introduzir esta proposta de forma silenciosa nos Planos Municipais de Educação, sem que os maiores interessados, que são os pais e educadores, tenham sido chamados para discuti-la. A ausência da sociedade civil na discussão sobre o modelo de educação a ser adotado fere o direito das famílias de definir as bases e as diretrizes da educação que desejam para seus filhos.
A CNBB reafirma o compromisso da Igreja em se somar aos que combatem todo tipo de discriminação a fim de que tenhamos uma sociedade sempre mais fraterna e solidária. Confia que a sociedade e o Estado cumpram seu direito e dever de oferecer a toda pessoa os meios necessários para uma educação livre e autêntica (cf. CNBB - Doc. 47, n. 73). Reafirma também o papel insubstituível dos pais na educação de seus filhos e primeiros responsáveis por introduzi-los na vida em sociedade.
Agradecemos a tantos que têm se empenhado na defesa de uma educação de qualidade no Brasil, opondo-se até mesmo a excessos do Estado que, muitas vezes, se sobrepõe ao papel dos pais e da família. A estes exortamos a que, juntamente com educadores e associações de famílias, assumam sua tarefa de protagonistas na educação dos filhos.
 Que Deus inspire os legisladores na responsabilidade que têm nesse momento e anime os educadores na nobre e sublime tarefa de colaborar com os pais em sua missão de educar.
Brasília, 18 de junho de 2015.

Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília-DF
Presidente da CNBB

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador da Bahia- BA
 Vice-presidente da CNBB

 Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário Geral da CNBB

fonte: http://www.cnbb.org.br

O Papa Francisco fala sobre como a riqueza pode corromper o coração do homem






O Papa Francisco alertou em sua homilia em Santa Marta, sobre como a riqueza pode corromper o coração das pessoas.

“As riquezas, disse o Papa, não são “como uma estátua”, paradas, sem exercer influência na vida de uma pessoa. “As riquezas – constatou – têm a tendência a crescer, a se movimentar, a ocupar um lugar na vida e no coração do homem. E se é o acúmulo a impulsionar o homem, as riquezas acabarão por invadir o seu coração, tornando-o “corrupto”.

Francisco se inspirou no Evangelho do dia, em que Jesus ensina aos discípulos a seguinte verdade: “Onde está o teu tesouro, aí estará também teu coração”. E adverte: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e os ladrões arrobam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus”. Para o Papa, na raiz do acúmulo “há a necessidade de segurança”. Mas o risco de se tornar escravos é alto.

“No final, essas riquezas não dão a segurança para sempre. Pelo contrário, levam embora a sua dignidade. E isso também nas famílias: há tantas que estão divididas. Também na raiz das guerras há esta ambição, que destrói e corrompe. Neste mundo, neste momento, há tantas guerras por avidez de poder, de riquezas. Pode-se pensar na guerra em nosso coração. ‘Afastem-se de toda ganância!’, assim diz o Senhor. Porque a ganância avança, avança, avança… É um degrau, abre a porta: depois vem a vaidade – acreditar ser importante, poderoso.. – e, por fim, o orgulho. E a partir dali todos os vícios, todos. São degraus, mas o primeiro é este: a ganância, a vontade de acumular riquezas”.

Francisco reconhece também que “acumular é uma característica do homem” e que “fazer as coisas e dominar o mundo é também uma missão”. E esta é a luta de todos os dias: como gerir bem as riquezas da Terra para que sejam orientadas ao Céu e se tornem riquezas do Céu”.

“Há uma coisa verdadeira, quando o Senhor abençoa uma pessoa com as riquezas: faz dela o administrador daquelas riquezas para o bem comum e para o bem de todos, não para seu próprio bem. E não é fácil se tornar um honesto administrador, porque existe sempre a tentação da ganância, de se tornar importante. O mundo nos ensina isso e nos leva para esta estrada. Pensar nos outros, pensar que aquilo que tenho está a serviço dos outros e que nada que possuo levarei comigo. Mas se uso o que o Senhor me deu para o bem comum, como administrador, isso me santifica, me fará santo”.

Com frequência, observou o Papa, ouvimos “tantas desculpas” das pessoas que passam a vida acumulando riquezas. Da nossa parte, disse Francisco, “todos os dias” devemos nos questionar: ‘Onde é o teu tesouro? Nas riquezas ou nesta administração, neste serviço pelo bem comum?”.

“É difícil, é como brincar com o fogo! Muitos tranquilizam a própria consciência com a esmola e dão o que sobra. Isso não é ser administrador: o administrador pega para si o que sobra e dá tudo aos outros. Administrar a riqueza é um despojar-se continuamente do próprio interesse e não pensar que essas riquezas nos darão a salvação. Acumular sim, tudo bem; tesouros sim, tudo bem, mas os que têm preço – digamos assim – na “bolsa do Céu’. Ali, acumular ali!”. 

(Rádio Vaticano)
sources: RÁDIO VATICANO

sexta-feira, 19 de junho de 2015

CNBB divulga mensagem contra a redução da maioridade penal.


         




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta quinta-feira, 18, durante entrevista coletiva à imprensa,  mensagem aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB,  sobre a Redução da Maioridade Penal. Segundo a nota, a redução representará uma ameaça aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para o arcebispo de Brasília e presidente da entidade, dom Sergio da Rocha, o tema não pode ser visto somente como segurança pública, “mas é preciso que se analise toda a condição de vida”. “Estamos preocupados em ir mais a fundo e insistir que é preciso resolver o problema levando-se em conta os direitos fundamentais”, disse.
O arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, defendeu que mitos e equívocos podem nascer dos momentos de comoção, quando há cobrança para respostas rápidas. “Diante de fatos tristes envolvendo adolescentes, nascem mitos como a ideia de que a redução seria a solução do problema da falta de segurança, e com isso, nos desobrigamos a buscar soluções educativas”, explicou. Segundo ele, a Igreja quer criar uma consciência e demonstrar que o problema é bem mais amplo e que os jovens têm direito a uma nova oportunidade.
De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a entidade teme um “efeito dominó”. “Seria uma consequência natural, já que reduzir a idade de responsabilização penal para 16 anos terá implicações enormes sobre a vida social. Poderá valer para a compra de bebidas alcoólicas, direção de carros, trabalho. Abre-se um leque enorme”, afirma.
O bispo sustentou que em outros países a medida não surtiu os efeitos esperados, como a diminuição da violência. “Não podemos cair na tentação de nos desvencilharmos dos nossos problemas sociais e de nossos jovens”, acrescentou.
A nota divulgada pela Conferência afirma que o ECA “saudado há 25 anos como uma das melhores leis do mundo em relação à criança e ao adolescente, é exigente com o adolescente em conflito com a lei e não compactua com a impunidade”. Porém, para dom Sergio, “embora tenha sido tão bem acolhido, o ECA não foi levado a sério como deveria”. Para ele o ideal é que o ECA seja revalorizado e as medidas ali previstas sejam de fato colocadas em prática.
Foto:http://noticiascatolicas.com.br/wp-content/uploads/2015/03/shutterstock_86474341.jpg

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Domingo 21/06 marca início da Festa de Nossa Senhora das Graças


Programação de início do novenário
Os festejos para homenagear Nossa Senhora das Graças em Floriano, Piauí, começam neste Domingo (21/06). Tem início com Alvorada, às 06h. Seguido de momentos para a proclamação da palavra, confissões e café partilhado. À noite, uma carreata com os fiéis conduzirá a imagem de Nossa Senhora da Capela de São Pio de Pietrelcina, no bairro Nossa Senhora da Guia, até a Paróquia Nossa Senhora das Graças - Ibiapaba, onde será realizada a abertura oficial dos festejos com a Santa Missa. 
Serão doze dias de festa com a celebração de missas, reza do terço, apresentações culturais, rifas, leilões e movimento de barracas todos os dias, que preencherão a parte festiva, realizada na parte externa da igreja.
No dia 02 de Julho acontece o encerramento do evento em homenagem a Nossa Senhora.

Breve, mais informações com toda programação do novenário, aqui em nosso blog.

Por: Carlos Oliveira

Papa Francisco publica nova encíclica, baseada no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis




“Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum” – nos seis capítulos da Encíclica do Santo Padre um conceito concreto: ecologia integral, novo paradigma de justiça.
Francisco de Roma coloca-se na esteira de Francisco de Assis e inspira-se no Cântico das Criaturas para recordar         que a terra “se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”. Esta terra agora, está maltratada e saqueada e ouvem-se os gemidos dos abandonados do mundo – escreve o Papa Francisco.
É preciso uma “conversão ecológica” – evidencia o Papa na sua Encíclica – uma “mudança de rumo”, para que o homem assuma a responsabilidade de um compromisso para o cuidado da casa comum. Um compromisso para erradicar a miséria e promover a igualdade de acesso para todos aos recursos do planeta.
Não à cultura do descartável
A Encíclica faz, assim, um diagnóstico minucioso dos males do planeta: poluição, mudanças climáticas, desaparecimento da biodiversidade, débito ecológico entre o Norte e o Sul do mundo, antropocentrismo, predomínio da tecnocracia e da finança que leva a salvar os bancos em detrimento da população, propriedade privada não subordinada ao destino universal dos bens. Sobre tudo isto parece prevalecer uma cultura do descartável, usa e deita fora, algo que leva a explorar as crianças, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a praticar o comércio dos diamantes de sangue. É a mesma lógica de muitas mafias – escreve o Papa Francisco.
Necessária nova economia, mais atenta à ética
Perante isto, podemos ler na Encíclica, é necessária uma “revolução cultural corajosa” que mantenha em primeiro plano o valor e a tutela da cada vida humana, porque a defesa da natureza “não é compatível com a justificação do aborto” e “cada mau trato a uma criatura é contrário à dignidade humana”.  O Santo Padre pede diálogo entre política e economia e a nível internacional não poupa um juízo severo aos líderes mundiais relativamente à falta de decisões políticas a nível ambiental e propõe uma nova economia mais atenta à ética.
Investir na formação para uma ecologia integral
A Encíclica sublinha que se deve investir na formação para uma ecologia integral, para compreender que o ambiente é um dom de Deus, uma herança comum que se deve administrar e não destruir. E bastam pequenos gestos quotidianos: fazer a recolha diferenciada dos lixos, não desperdiçar água e alimentos, apagar luzes inúteis, agasalhar-se um pouco mais em vez de acender o aquecimento. Desta forma, poderemos sentir que “temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo e que vale a pena sermos bons e honestos”. A Encíclica convida, assim, a praticarmos os sacramentos, em particular a Eucaristia, que “une céu e terra e nos orienta a ser guardiões de toda a Criação”. Então, “Laudato si”, conclui o Papa Francisco, porque “para além do sol, no final, nos encontraremos face a face com a beleza de Deus”.
A Encíclica foi apresentada à comunicação social nesta quinta-feira dia 18 de junho na Sala Nova do Sínodo pelo Cardeal Peter Turkson, Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, pelo Metropolita de Pergamo, John Zizoulas do Patriarcado Ecuménico e da Igreja Ortodoxa e pelo Prof. John Schellnhuber, fundador e diretor do Instituto de Potsdam para a Pesquisa dos Impactos Climáticos.
(from: Radio Vaticana)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A PASCOM se reúne


         



   Com nova força e novas esperanças, a PASCOM - Pastoral da Comunicação, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, se renova para o trabalho da comunicação e evangelização em nossa paróquia.
            Em reunião que ocorreu no dia 14/06/2015 na Praça de Nossa Senhora das Graças, a Pastoral traçou as suas ações que acontecerão no período do festejo de nossa padroeira.
            Como destaques, teremos a cobertura fotográfica do festejo e entrevistas com vários fiéis durante as missas, contando o seu testemunho pela ação de Nossa Senhora das Graças.

            Vamos todos com força total para o nosso trabalho de evangelização à luz do maior comunicador de todos os tempos: Nosso Senhor Jesus Cristo!


Por: John Herbeth Marinho

Encontro de Catequese da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Paróquia de Santa Cruz


     

Aconteceu no dia 04 de Junho de 2015 no salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças o Encontro dos Catequistas das Paróquias de Nossa Senhora das Graças, Ibiapaba e Santa Cruz, Alto da Cruz, em Floriano.
     








O Encontro que contou com a presença de mais de 20 catequistas das duas paróquias, entre iniciantes e veteranos, teve como tema: Ser catequista: missão divina. O Encontro que teve como condutor Frei Erivelton, que falou sobre a missão do catequista a partir da perspectiva dos discípulos de Emaús (Cf. Lc1, 13-35).
     





Os catequistas veteranos ainda tiveram a oportunidade de colaborar um pouco na reflexão através de suas próprias experiências em turmas de catequese, incentivando ainda mais os catequistas que estão iniciando.

     








Que Deus ilumine os nossos catequistas na sua sagrada missão de evangelizar e catequizar com amor!


Por: John Herbeth Marinho

domingo, 14 de junho de 2015



            Iniciou no dia 13/06/2015 (sábado) a 15ª edição do Cerco de Jericó na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Floriano - PI, em preparação ao Festejo em Honra a Nossa Senhora das Graças.
            Com o tema "Maria, modelo de Vida Consagrada e promotora da paz." o Cerco nos inspira a refletirmos sobre o Ano da Vida Consagrada a partir do olhar de Nossa Senhora, que com o seu SIM, nos inspira como batizados a anunciar a boa nova do Cristo Ressuscitado.
             De acordo com a coordenadora do evento, Graciele Leal, o Cerco de Jericó tem como objetivo "a preparação para os festejos e a derrubada de muitas muralhas espirituais, financeiras, pessoais, é um momento de encontro com Cristo, um momento de adoração e oração.
             Ainda de acordo com Gracilene, o evento que ocorre durante sete dias e sete noites, tem uma expectativa de receber diariamente 300 pessoas para o seu momento de oração pessoal com Jesus Cristo Eucarístico.
             O Cerco de Jericó, encerrará no dia 20/06 com as sete voltas na Praça da Igreja de Nossa Senhora das Graças, lembrando as sete voltas em torno das muralhas de Jericó, e encerrará com a celebração da Santa Missa e após um grande momento de louvor a Deus!

              Venha e traga sua família para esse grande momento de oração e louvor a Deus!

Por: John Herbeth Marinho
Entrevista: Maria Catiane